Aparecida Ramos - Prosa e Verso
Palavras que a alma e o coração não calam.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

 

UBS de Lucena vacinou crianças antes da chegada de imunizante correto para idade — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

UBS de Lucena vacinou crianças antes da chegada de imunizante correto para idade —

Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

(CRIME CONTRA OS PEQUENOS) 60 crianças tomaram vacina vencida (de adulto) em Lucena na Paraíba

De acordo com o chefe da pasta estadual, as crianças têm de 4 a 11 anos de idade e receberam o imunizante em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona rural da cidade.

“O Ministério Público Federal está apurando se houve um erro ou uma atitude deliberada da auxiliar da enfermagem”, destacou.

Em nota divulgada no sábado (15), a Prefeitura de Lucena afirmou que as aplicações foram feitas indevidamente e sem autorização da gestão. A aplicadora foi afastada.

"As mães da zona rural de Lucena estão assustadas com a informação de que os filhos de 5 a 11 anos tomaram a vacina da Pfizer para adultos, uma dose três vezes maior.

De acordo com elas, as doses foram aplicadas no dia 7 de janeiro em pelo menos 42 criancas do assentamento Outeiro de Miranda, zona rural de Lucena. Muitas delas apresentaram sintomas."

"O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve nesta 2ª feira (17.jan) em Lucena para acompanhar o caso. "É o que nós consideramos erro vacinal. A principal e mais frequente complicação é a inflamação do coração, que nós chamamos de miocardite, então temos que monitorar e verificar a resposta imunológica dessas crianças à essa vacina", afirmou Queiroga."

"As mães de algumas crianças vacinadas contra Covid-19 com imunizante de adulto e vencido em Lucena, na região metropolitana de João Pessoa (PB), relataram efeitos colaterais em seus filhos. De forma indevida, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona rural aplicou a vacina em pelo menos 60 crianças, antes da chegada da vacina com dosagem adequada à Paraíba.

A agricultora Maria das Neves disse que recebeu uma ligação de sua cunhada informando que tinha vacinado a sobrinha dela. Maria foi, então, com o filho de 10 anos à UBS para que ele também fosse vacinado.

"Quando cheguei no posto, deram a vacina no menino. Só que agora, a gente assistindo na TV, apresentou que a vacina vai chegar na Paraíba [para crianças]. Aí, a gente que deu ficou tudo desesperado", contou Maria, preocupada.

Segundo os moradores, as crianças vêm sendo vacinadas desde dezembro de 2021 na UBS da comunidade. Nos cartões de vacinaçã de algumas crianças, a data de imunização com a primeira dose é do dia 21.

Josélia Balbino contou que a maioria das crianças da comunidade já foram imunizadas. "A gente fica sem saber o que fazer", disse a agricultora."

"O prefeito de Lucena afastou o secretario municipal da saúde, a chefe de imunização, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem. Já o Ministério Público Federal começou a ouvir os envolvidos.

Em depoimento, a técnica de enfermagem que aplicou os imunizantes disse que tinha ordem para vacinar todas as pessoas porque as doses iriam vencer, e que "não houve capacitação" para vacinação de covid em adultos e crianças.

"Essa responsabilidade dos profisssionais envolvidos ou a eventual responsabilidade da gestão vem sendo apurados pelo mistério público", afirmou a promotora Fabiana Lobo."

60 doses de vacina para adultos, com validade vencida, aplicadas em crianças...

       60 doses não é um número altíssimo para ser classificado como "erro vacinal", Sr. ministro da Saúde, Marcelo Queiroga?  Na minha simples opinião: um erro vacinal inadmissível, pela quantidade de doses aplicadas, fato que, possivelmente, caracteriza total falta de atenção e responsabilidade desses "profissionais!"

       A maioria das crianças é oriunda de famílias de produtores rurais, pessoas humildes, com pouca ou praticamente nenhuma informação a respeito desses "imunizantes"... Sinceramente, eu não consigo nem me imaginar, me visualizar "no lugar" dessas mães... A aflição que cada uma delas está passando é algo que nenhuma mãe no mundo merece passar. Deve ser um pesadelo a insegurança, o medo relacionado à saúde, no futuro, desses pequenos. Fico pensando, se fosse uma delas, filha de alguém da "sociedade", como seria o desfecho dessa história triste?

      Por mais que se investigue, por maior que seja o real interesse em averiguar, em conhecer os responsáveis, que deverão ou pelo menos deveriam ser punidos sob os rigores da lei, não acredito muito que se faça justiça! E, qualquer "punição" será pouca comparada ao que esses pais estão experimentando, e aos danos que esses pequenos poderão sofrer.

       A sociedade, inclusive as famílias prejudicadas precisam realmente saber a verdade, mesmo já sabendo que nada que venha a acontecer com os possíveis culpados se assemelhará aos prejuízos ou até perdas de vidas daqueles que foram indevidamente vacinados!

       Oxalá meus temores e receios fossem apenas deduções!

 

Miocardite - o que é?

 

Inflamação da camada média da parede do coração.

 

A miocardite geralmente é causada por uma infecção viral. Um caso grave pode enfraquecer o coração, o que pode causar insuficiência cardíaca, frequência cardíaca anormal e morte súbita.

Os sintomas incluem dor no peito, batimentos cardíacos anormais e falta de ar.

O tratamento pode incluir medicamentos para regular o batimento cardíaco e melhorar a função cardíaca. Em casos raros, mas graves, um dispositivo pode ser necessário para auxiliar o funcionamento do coração.

 

Fontes de leituras:

https://paraibaja.com.br/secretario-revela-que-60-criancas-tomaram-vacina-vencida-e-de-adulto-em-lucena/

https://www.sbtnews.com.br/noticia/sbt-brasil/193768-vacinas-aplicadas-por-engano-em-criancas-na-paraiba-estavam-vencidas

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2022/01/16/maes-de-criancas-vacinadas-com-imunizante-adulto

https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=MIOCARDITE

Aparecida Ramos
Enviado por Aparecida Ramos em 20/01/2022
Alterado em 21/01/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários