Ísis Dumont -  Prosa e Verso

Apenas palavras que a alma e o coração não calam.

Textos



lindo_ramo_de_flores-15630.gif   ***Maria Dorotéia da Silva***


*"Nota 10,0!  Registre-se!  Publique-se!"



À (sempre) minha inesquecível professora DOROTÉIA (da UEPB Campus III, Guarabira - PB, BRASIL), essa simples HOMENAGEM, por ter sido (em minha vida) a razão determinante para que eu continuasse a escrever, tentando a cada dia "aprimorar" meus singelos textos e... hoje aqui estivesse partilhando com vocês... 

Mesmo escrevendo torto por linhas certas. Ainda que errando, de vez em quando na opção pela categoria ou classificação dos textos, mesmo assim continuo. Não tenho vergonha de refazer, alterar, corrigir, voltar atrás em meus textos. Entendo que todos podem errar. Até os mestres, porque antes de serem mestres são seres humanos, por isso, imperfeitos e passíveis de erros. Para mim, o mais importante é que, mesmo errando todos os dias, a vontade de acertar persiste e é superior às falhas. E na medida do possível eu busco isso, mesmo sendo um pouco difícil e sei que, nem sempre consigo, infelizmente minha disponibilidade é um tanto insuficiente e... por incrível que pareça, ainda há algumas "restrições" ou reserva determinada a esse meu "talento inato" para a escrita  rsrs


DOROTÉIA é uma pessoa maravilhosa, possuidora de grandes qualidades como ser humano e como mulher.  De temperamento forte, sincera, às vezes um tanto intensa demais em seus argumentos em sala de aula, mas também de capacidade e postura admiráveis como docente/mestra.

Eu a conheci, na Universidade Estadual, quando cursava Letras. Tive a felicidade e a honra de ter sido sua aluna. Alguns anos depois, mais uma vez, ela assumiu a cadeira de literatura no Curso de Pedagogia, e mais uma vez desfrutei de seus conhecimentos em aulas ministradas com entusiasmo e conhecimento de uma verdadeira mestra. Dorotéia é o tipo que se pode classificar  como "enciclopédia ambulante", tal é o domínio e competência que possui nas disciplinas que leciona.

Eu, mesmo sendo a aluna tímida e sensível e que pouco falava na classe, passei a admirá-la e a identificar-me com o seu perfil. E gostava de vê-la sempre tão verdadeira em suas "chamadas de atenção" para com os alunos.
Lembro de uma frase citada por ela que dizia o seguinte:

"Professor é alguém que tem a missão de transformar piaba em tubarão".




"A foto da professora e a postagem abaixo, peguei do Jornal Guarabira/edição 24/03/2009, onde a mesma  foi entrevistada."

MARIA DOROTÉIA: A EDUCAÇÃO E A LITERATURA NA UEPB

O destaque desta semana do programa "Nosso Bairro, Nossa Gente" (Guarabira-PB)é a professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Maria Dorotéia da Silva. Ela ministra aulas no curso de Letras. Natural da cidade de Monteiro-PB, já atuou em várias escolas e universidades da Paraíba. Durante a entrevista concedida ao professor André Filho, na 27ª edição do "Nosso Bairro, Nossa Gente", do último sábado, 21, a professora Dorotéia falou sobre sua família, infância, vivência estudantil, a importância da leitura e da literatura infantil, além do livro de sua autoria que está pronto para publicação.

À professora Maria
Dorotéia da Silva, a minha verdadeira admiração, carinho e gratidão por ter me incentivado a continuar escrevendo meus versos.
*A nota, o registre-se e publique-se... acima, foi deixado por ela na capa de um trabalho, cujo tema era "poesia", na faculdade de pedagogia. Fiquei muito feliz pela nota e o incentivo, mas ali mesmo eu sabia que meus textos e versos precisavam melhorar. Isso foi no ano de 2005. A partir daquele dia passei a me preocupar em escrever mais; e tentando, gradativamente "aperfeiçoar" minha escrita. E consegui. Embora saiba que preciso continuar melhorando.
Ainda guardo o citado trabalho escrito à mão em papel pautado.
Se um dia eu conseguir publicar meu livro, certamente irei prestar-lhe uma homenagem em uma das páginas, além de convidá-la para o lançamento rsrs.

Isis Dumont
 

Aparecida Ramos(Ísis Dumont)
Enviado por Aparecida Ramos(Ísis Dumont) em 27/05/2012
Alterado em 27/05/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras