A hora "embasada pelo Sol"
Não, não deve ser verídica a informação sobre o 'relógio do tempo', que ele está acelerado... Não acredito. Será que somente eu tenho essa opinião?
O Sol é o mesmo do tempo em que, quando criança, via meus avós se orientarem (com relação ao horário) pela posição do astro-rei-Sol. É impressionante, para alguns talvez absurdo, pensando isso nos dias atuais, mas havia uma janela na cozinha, localizada no lado Leste ou Nascente. Era por aquela janela que entrava a luz do Sol até determinado momento do dia. Ainda consigo visualizar a cena: meus avós conversando sobre determinada viagem ou compromisso, falando que já estava um pouco tarde, que precisavam se apressar, porque a sombra da luz já alcançara uma certa distância no chão, que indicava está próximo do meio dia. Outras vezes diziam: "Já está caminhando para as três ou quatro horas da tarde". O fato é que eles tinham tempo para tudo, e ainda sobrava para receber bem as visitas dos filhos e netos ou dos amigos, e contar algumas histórias que rendiam boas risadas, após oferecer-lhes um café ou almoço,
Nossa!! Quantas experiências, quantas vivências e e sabedoria (de vida) haviam neles. Outra coisa, havia virtude 'demais' para apenas duas pessoas. Virtudes que eles partilhavam com ações, através de conselhos, de orientações com seus filhos e netos, e por meio da caridade a quem mais necessitava. Eu e meus irmãos tivemos o privilégio de conviver com eles durante quase uma década, período de minha adolescência e juventude. Quisera que todos que tiveram a oportunidade de está na companhia deles, tivessem aprendido e colocassem em prática pelo menos um pouco daquilo que eles, tão bem, souberam nos transmitir.
Atualmente, sabemos o quanto o tempo urge, o quanto atropelamos "nossas agendas", tendo em vista que, por acumular responsabilidades, às vezes, por não calcular corretamente o tempo, a rotina fica apertada, por fim, termina-se deixando algum compromisso pendente. E, quando isso acontece, quase sempre fica uma sensação ruim, de frustração etc. Essa realidade nos impõe a necessidade de se recalcular o tempo, ou seja, é urgente e prudente reaprender a utilizar cada fatia desse mesmo tempo. para se fazer bem e com mais qualidade e em menos tempo aquilo que estamos fazendo.
Há, no entanto um porém: dizem, e eu já ouvi algumas vezes, que as pessoas que têm menos tempo, são aquelas que aceitam responsabilidades, porque as que têm tempo de sobra gostam mesmo é de viver desocupadas. Até certo ponto, isso faz sentido realmente, mas não vale como regra. Por aqui onde moro já testemunhei casos dessa natureza.
Talvez eu esteja sentindo a necessidade de dinamizar, de gerenciar melhor o meu tempo.
Muito grata pelas leituras e visitas sempre bem vindas a este cantinho de amor e palavras.
Estejam em paz, Caríssimos!
Vocês são todos preciosos para mim, apesar de não nos conhecermos (a grande maioria) pessoalmente.
Um beijo em seu coração e um abraço enorme.
Retribuindo todas as visitas gradativamente, com muito carinho.
Aparecida Ramos
Imagem do Site Pinterest.