Aparecida Ramos -  Prosa e Verso

Palavras que a alma e o coração não calam.

Textos


Vinde, cristãos

Vinde, cristãos, vinde à porfia
Hinos cantemos de louvor
Hinos de paz e de alegria
Hinos de anjos do Senhor!

 

Glóóóóóóóóóóóóóóóória, a Deus nas alturas
Glóóóóóóóóóóóóóóóória, a Deus nas alturas

 

Vinde juntar-vos aos pastores
Vinde com eles a Belém
Vinde correndo pressurosos
O Salvador que enfim nos vem!

 

https://www.letras.mus.br/catolicas/1169107/

 

Você até pode pensar que eu estava "fora de mim" ou sem noção ao fazer esta postagem... Só que não. Foi contagiada pelo clima natalino, na expectativa de celebrar mais um Natal do Senhor, que me surgiu este "tema"/título. Foi e é assim que passei a entender a primeira vinda de Jesus. Acredito que Deus nosso Pai precisou duplicar o céu, para, enquanto seu Filho aqui estivesse em forma humana, Ele "representasse" as belezas, a misericórdia, o perdão, a empatia e acima de tudo o amor e a humildade que só se encontra no paraíso, e um pouquinho naqueles que, mesmo ainda estando na terra já entendem e buscam (por aqui) um pouco do céu.

Jesus veio não apenas visitar a terra, mas veio viver entre nós, segundo a nossa fé cristã.

Que Deus abençoe você e a todos que você ama!!

Beijos felizes.

 

O DIA EM QUE O "CÉU VEIO À TERRA VISITAR"

           O nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus causaram grandes impactos à sociedade de sua época, que perduram não somente até os dias de hoje, mas perdurará por todas as gerações...  

          Sabemos que, para nascer e morrer não se tem hora, nem, provavelmente lugar escolhido. Naquele dia memorável, cuja data com precisão não se sabe, Ele chegou em meio aos animais que ali repousavam, Jesus o Filho do Deus vivo, por meio de seus pais terrenos, Maria e José, (casal escolhido sob todos os critérios divinos), se fez homem e veio viver (através de nossa fé) entre nós. 

          Maria, não suportando mais as dores, percebeu que era chegada a hora de *dar à luz ao Filho de Deus (*Ele que é a própria luz)!  No presépio (cocheira), onde se abrigam o gado e outros animais, lugar cedido por um dos proprietários da região, após haverem batido em dezenas de portas... As pousadas, hotéis ou ranchos à época estavam lotados, essa foi a justificativa apresentada pelos proprietários: acontecia na cidade de Belém um recenseamento por ordem do imperador, conforme citação bíblica: Lucas 2:1-7 ... "Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito" ...

          Em meio ao mau cheiro (de fezes dos animais), local precário, desprovido de higiene, sem ninguém que pudesse prestar algum tipo de socorro num momento tão delicado como é a hora do parto, entre bois e ovelhas, sem roupinhas nem cobertores decentes, sem nenhum conforto a exceção do colo e calor de seus pais (e isso foi tudo!!), eis que desce à terra a Realeza, o Filho único de Deus nosso Pai. sobre palhas secas o Filho amado do Pai veio ao mundo. Frágil, pequenino, com frio, com os olhinhos assustados e o coração inquieto, mas protegido por Maria e José. Sem parentes, sem visitas importantes o Filho de Deus estava ali. Anjos enviados do Pai cantaram cânticos de louvor e adoração, formando um coro que se ouviu desde à terra até os céus. Pastores que trabalhavam nas adjacências se deslocaram até o presépio, onde prostrados, reverenciaram e adoraram o Filho de Deus, o Messias Salvador do mundo. Toda a terra se encheu de luz, os campos tornaram-se mais verdes, pirilampos aos milhões e milhões sobrevoaram a região, com suas lanternas minúsculas piscando. Os pássaros e tantas outras aves com vozes e cantos distintos voaram, planaram e cantaram alegremente!!...   

          A condição de pobreza material também foi "determinante" para que José e Maria fossem humilhados diante das negativas dos senhores locais, tendo em vista que até os dias de hoje as pessoas mais pobres, de aparência simples e sem conhecimento são ignoradas e humilhadas na maioria das vezes.

 

E, não havia lugar para Ele nas hospedarias!!

          Maria e José procuraram incansavelmente um lugar seguro e com um pouco de dignidade para receber o Filho amado do Pai, porém, "todas" as portas estavam fechadas. 

 

"O nascimento de Jesus Cristo foi um acontecimento central na fé cristã, o qual inaugurou um tempo de maior proximidade entre Deus e a humanidade. Este importante evento é narrado nos evangelhos de Mateus e Lucas, sendo que João também traz uma menção reveladora.

Segundo a narrativa bíblica, Jesus nasceu na cidade de Belém, na Judeia, num local bastante humilde, onde foi posto numa manjedoura. A Bíblia não menciona a data exata, mas como o nascimento aconteceu durante o reinado do rei Herodes, estudiosos estimam que tenha sido entre 6 e 4 a.C.

Os Evangelhos contam que Maria, uma jovem temente a Deus, recebeu a visita do anjo Gabriel. Ele anunciou que ela conceberia um filho chamado Jesus e que este seria o Salvador do mundo. Maria estava prometida em casamento a José, mas era virgem. Sem entender, Maria ouviu a explicação de Gabriel, que sua gravidez seria milagrosa, por obra do Espírito Santo.

Seu noivo, José, inicialmente conturbado com a gravidez, foi tranquilizado por um anjo em sonho. A mensagem anunciava a origem divina do bebê, e o instruía a aceitar Maria como sua esposa, e cuidar dela e da criança.

Nesta mesma noite, um anjo apareceu a pastores que estavam nos campos próximos e lhes anunciou a boa notícia do nascimento do Salvador. Junto dele apareceu uma multidão de anjos no céu cantando e louvando a Deus.

Os pastores foram até Belém e contemplaram o bebezinho Jesus, numa manjedoura, conforme o anjo havia dito. Eles espalharam a notícia do nascimento do Salvador, e todos os que ouviram ficaram maravilhados."

https://www.bibliaon.com/o_nascimento_de_jesus/

 

O mundo, já está claro, explícito, vive de aparências...

          Se tivesse sido, Jesus, filho de outra jovem da sociedade rica daquele tempo, teria sido rejeitado desde o nascimento?... Como o mundo trata aqueles que não possuem condições, que lutam para sobreviver em meio às diversas vulnerabilidades, inclusive em extrema pobreza?... Quantos de nós, humanidade, temos lugar para o Filho de Deus, bem além das palavras, no coração e na vida?... Para nossa reflexão.

 

FELIZ NATAL E BOAS FESTAS DE ANO NOVO!!

QUE 2025, APESAR DE TUDO SEJA UM ANO DE PAZ, TRABALHO, MUITA FÉ, ESPERANÇAS RENOVADAS E REALIZAÇÕES!!!

A VOCÊ, SEUS FAMILIARES E AMIGOS.

COM AFETO E GRATIDÃO POR SUA PRESENÇA TÃO ESPECIAL.

Graça e Paz...

BEIJOS DA AUTORA:

Aparecida Ramos

Imagem: Pixabay.

 

 

 

 

Aparecida Ramos
Enviado por Aparecida Ramos em 24/12/2024
Alterado em 11/02/2025
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras