Aparecida Ramos -  Prosa e Verso

Palavras que a alma e o coração não calam.

Textos



FAZENDO "PROGRAMA"

 

Durante a apresentação do Programa "Viva a Vida", da Pastoral da Criança, na Rádio Web Imaculada, em minha cidade. Junto com Lúcia,levando informações preciosas às familias de nossa comunidade. 

O fantasma da mortalidade infantil  ainda rondava e se materializava em altos índices pelo país afora e em minha cidade não era diferente.

Acompanhei de perto o sofrimento de muitos inocentes, magrinhos, raquíticos, (inclusive vários enterros) na época em que as mães, sequer sabiam preparar o soro caseiro, nem muito menos conheciam a importância da alimentação, para a qual também eram muito escassos os meios para adquirir.

Cansada de acompanhar e de tentar ajudar sozinha a salvar vidas de crianças desnutridas, fui a primeira pessoa a convidar voluntários para (junto comigo) fundar, "trazer" para as famílias a Pastoral da Criança, há quase 20 anos. Na época, meu filho caçula tinha uns três anos de idade.

Atuei como líder, pessoa que vai de casa em casa, visita as famílias, ajuda no dia da pesagem das crianças (0-5 anos e 11 meses), orienta sobre saúde, alimentação, enfim sobre os cuidados e atenção que toda criança necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável.

Naquele tempo, eu trabalhava lecionando, além de coordenar/participar junto com outras  10 mulheres, de um trabalho comunitário. Trabalhamos confeccionando roupas, em máquinas industriais, durante uns 9 anos. 

Somente a partir de 2004, quando assumi pela primeira vez a direção da escola estadual onde trabalhava, diante da impossibilidade de conciliar as funções de conselheira tutelar/direção, me afastei das atividades. Atualmente presto minha contribuição, através do Programa de Rádio, na disseminação das ações da Pastoral, entre outros assuntos.

Felizmente, graças (em primeiro lugar) a esse trabalho super importante e, posteriormente à melhoria das condições de vida dessa camada da população, hoje comemoro com orgulho a felicidade de ver reduzido a zero os "índices" da morte de nossas crianças, no lugar onde moro.
Ainda lembro uma de nossas iniciativas para tentar melhorar a qualidade nutricional da alimentação das crianças, era produzir a multimistura. Juntamente com um grupo de mães (benefiadas) e mais voluntários, fazíamos e distribuíamos de forma gratuita. A intenção era tão somente acompanhar mensalmente o peso e ver as crianças melhorando, saindo da linha vermelha da "desnutrição".



"A chamada farinha múltipla ou farinha multimistura é uma tecnologia social difundida como complemento alimentar para o combate à mortalidade infantil e a desnutrição.
Aparecida Ramos/
Isis Dumont

PS.: Viu como uma conversa puxa outra? rs

Muito obrigada pelo carinho da visita!!!
Lindo e abençoado seja seu dia!!!!!

Beijooooossss!!!!!!!
Aparecida Ramos
Enviado por Aparecida Ramos em 19/09/2013
Alterado em 19/09/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras