Aparecida Ramos -  Prosa e Verso

Palavras que a alma e o coração não calam.

Textos


 
O Preço do Silêncio +(Fotos)



imagem.bmp
 

Queridos amigos e amigas, a foto em preto e branco foi feita para a urna eletrônica. A colorida é a da Campanha. Está sendo utilizada nos "santinhos" e no banner que ficará exposto na sede do Comitê. 

Concorrer a um cargo eletivo tem um certo custo. Manter o Mandato durante os quatro anos, principalmente dentro de uma perspectiva de possível reeleição, custa muito mais.

Publicidade também custa caro. Não sou favorável ao excesso de propagandas nas campanhas eleitorais, principalmente a poluição visual que fica nas paredes e muros pichados, postes de iluminação pública, e até os lagedos às margens das rodovias. Em 2008, quando concorri e fui eleita pela primeira vez, não havia nas palestras nenhuma bandeira com meu nome/número. Apenas umas três faixas foram expostas na cidade, e a distribuição dos "santinhos". Mas essa escassez de material publicitário não impediu-me de ser a 4ª mais votada entre os seis vereadores de situação, de um total de nove vagas. Sou a favor das visitas às residências, das conversas individuais e palestras que oportunizam às pessoas ouvirem seus candidatos, conhecerem os  ideais de cada um, e assim vão poder comparar o discurso com a prática ou com a trajetória de vida dos mesmos. Penso que a melhor propaganda de um candidato é o "olho no olho", o boca a boca junto do eleitor.

Minha passagem pelas páginas da história política de meu Município não está atrelada a nenhum projeto pessoal em primeiro lugar. Possuo ideais. Defendo idéias, propostas, projetos para a coletividade. Entretanto, praticamente nada do que foi sugerido nas Proposituras pelos Vereadores das duas bancadas, foi realizado, mesmo tendo sido aprovado por unanimidade, na maioria das vezes.

Eu tenho um sonho: Desejo ver um dia, algumas das minhas propostas "virarem" ações executadas em prol da população. Há alguns dias, tive a oportunidade, pela primeira vez, de sentar e contribuir na elaboração do "plano de governo" do candidato a prefeito que apóio. E fiquei feliz por ter tido a possibilidade de incluir umas cinco ou seis idéias minhas, aprovadas nessa legislatura.

Digo-lhes que estou otimista e participando ativamente do atual processo político, acreditando, junto com a maioria do grupo, que algo de novo, no sentido positivo para a população irá e terá de acontecer. Caso contrário, não adiantaria estar lutando.
 
Não defendo as causas das pessoas, apenas a partir desse Mandato, mas desde os meus 20 anos, inclusive durante muito tempo, fazia política sem saber que meus "posicionamentos" na comunidade eram posturas políticas.
Por tudo isso, entre escolher um cargo no município, convites não faltaram, que favoreça a mim e aos meus ,e permanecer em silêncio, eu opto por concorrer a um 2º mandato, para ter voz, em defesa da população ou de qualquer pessoa. Ainda que não seja reeleita, não terei minha voz sob nenhuma mordaça que me impeça de reinvindicar, protestar ou defender alguém na hora que for necessário.

Isis Dumont

22/07/2012, às 22:23h


 
Aparecida Ramos
Enviado por Aparecida Ramos em 22/07/2012
Alterado em 23/03/2017
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras