AS LÁGRIMAS DE MARIA... ONTEM E HOJE (Texto)
Os Santos Meninos Inocentes, mártires, séc. I (cerca de 14.000) decapitados por Herodes
A Igreja honra como mártires este coro de crianças, vítimas do terrível e sanguinário rei Herodes, arrancadas dos braços das suas mães para escrever com o seu próprio sangue a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e merecer a glória eterna, segundo a promessa de Jesus: “Quem perder a vida por amor a mim há-de encontrará-la.”(...)
Portanto, desde que ouviu dizer que já estava no mundo um ser nascido como «rei dos judeus», a quem os três sábios magos do Oriente vieram adorar, Herodes ficou perturbado e vivia com medo de perder sua coroa. Assim, ele convocou os sacerdotes e escribas para sondar-lhes sobre o lugar preciso onde deveria nascer o Messias. A resposta unânime foi: «Em Belém da Judéia». Mais assustado do que nunca, ordenou todo o tipo de diligências para encontrar os magos que vieram do Oriente em busca do «rei» para lhe prestarem homenagens.
Tendo encontrado os magos, interrogou-lhes secretamente sobre seus conhecimentos, os motivos da viagem, suas esperanças, até que, por fim, recomendou-lhes que fossem a Belém e os despediu dizendo: «Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore» Mt 12,8. (...)
“Quando Herodes descobriu que os sábios o tinham enganadom ficou furioso. Mandou matar em Belém e nos arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo que ele tinha apurado pelas palavras dos sábios. Foi assim que se cumpriu o que o profeta Jeremias tinha dito: Em Ramá se ouviu um grito: coro amargo, imensa dor. É Raquel a chorar seus filhos; e não quer ser consolada, porque eles já não existem.”
Esta festa dos Santos Meninos é celebrada pela Igreja desde o V século, que os venera como mártires que não apenas morreram por Cristo, mas também no lugar de Cristo.
Maria, certamente continua a prantear a morte das crianças e jovens, cuja "matança" continua a se repetir em nossos dias no Brasil e no mundo.
A morte também ocorre nas favelas, nos guetos, nas periferias, "fazendas" (trabalho escravo), pelo tráfico e demais formas de violência que "arranca" desses brasileiros (as) o direito de viver com dignidade
.
Maria também chorou pela morte das crianças da Síria. E continuará... porque, nesse sentido o mundo ainda é o mesmo de 2012 anos atrás!...
Isis Dumont
"Queridos (as) que me leem, os vossos comentários retribuirei a partir de amanhã. Ninguém ficará sem meu carinho rsrs. Em meu coração cabem todos (as) Vocês e ainda sobram vagas rsrs.
Beijos com saudades e poesia".
Paz e BEM!!!!