Aparecida Ramos - Prosa e Verso
Palavras que a alma e o coração não calam.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
 
lindo_ramo_de_flores-15630.gif   ***Maria Dorotéa da Silva***


*"Nota 10,0!  Registre-se!  Publique-se!"



À  minha e sempre inesquecível mestra Maria Dorotéa (da UEPB Campus III, Guarabira - PB, BRASIL), essa singela homenagem, por ter sido em minha vida a razão determinante para que eu continuasse a escrever, tentando a cada dia aprimorar meus singelos textos e, hoje aqui estivesse partilhando com vocês.

Mesmo escrevendo torto por linhas certas, ainda que errando de vez em quando na opção pela categoria ou classificação dos textos, mesmo assim continuo. Não tenho vergonha de refazer, alterar, corrigir, voltar atrás em meus textos. Errar é próprio do ser humano, porém, persistir no erro não é sinal de inteligência. Até os mestres, os mais cultos erram algumas vezes. Para mim o mais importante é que, mesmo errando todos os dias, a vontade de acertar persiste e é superior às falhas. E na medida do possível eu busco isso, embora, nem sempre consigo. Infelizmente minha disponibilidade é um tanto insuficiente e... por incrível que pareça, ainda há algumas "restrições" ou reservas determinadas a esse meu "talento inato" para a escrita . rsrs


DOROTÉA é uma pessoa maravilhosa, possuidora de grandes qualidades como ser humano e como mulher. De temperamento forte, sincera, às vezes um tanto intensa demais em seus argumentos em sala de aula, mas também de capacidade e postura admiráveis como docente/mestra.

Eu a conheci na Universidade Estadual, quando cursava Letras. Tive a felicidade e a honra de ter sido sua aluna, na cadeira de Teoria literária, salvo engano. Alguns anos depois, ela assumiu a cadeira de literatura no Curso de Pedagogia, e mais uma vez desfrutei de seus conhecimentos em aulas ministradas com entusiasmo e conhecimento de uma verdadeira mestra. Dorotéa é o tipo de docente que se pode classificar como "enciclopédia ambulante", tal é o domínio e competência que possui nas disciplinas que leciona.

Eu, mesmo sendo a aluna tímida e sensível, aquela que pouco falava na sala de aula, passei a admirá-la e a identificar-me com o seu perfil. E gostava de vê-la sempre tão verdadeira em suas "chamadas de atenção" para com os alunos.
Lembro de uma frase citada por ela que dizia o seguinte:
"Professor é alguém que tem a missão de transformar piaba em tubarão".


"A foto da professora e a postagem abaixo, peguei do Jornal Guarabira/edição 24/03/2009, onde a mesma  foi entrevistada."

MARIA DOROTÉA: A EDUCAÇÃO E A LITERATURA NA UEPB

O destaque desta semana do programa "Nosso Bairro, Nossa Gente" (Guarabira-PB)é a professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Maria Dorotéa da Silva. Ela ministra aulas no curso de Letras. Natural da cidade de Monteiro-PB, já atuou em várias escolas e universidades da Paraíba. Durante a entrevista concedida ao professor André Filho, na 27ª edição do "Nosso Bairro, Nossa Gente", do último sábado, 21, a professora Dorotéa falou sobre sua família, infância, vivência estudantil, a importância da leitura e da literatura infantil, além do livro de sua autoria que está pronto para publicação.

À professora Maria
Dorotéa da Silva, a minha verdadeira admiração, carinho e gratidão por ter me incentivado a continuar escrevendo meus versos.
*A nota, o registre-se e publique-se... acima, foi deixado por ela na capa de um trabalho, cujo tema era "poesia", na Faculdade de Pedagogia. Fiquei muito feliz pela nota e o incentivo, mas ali mesmo eu sabia que meus textos e versos precisavam melhorar. Isso foi no ano de 2005. A partir daquele dia passei a me preocupar em escrever mais, e tentando gradativamente "aperfeiçoar" minha escrita. E consegui. Embora saiba que preciso continuar melhorando.
Ainda guardo o citado trabalho escrito à mão em papel pautado.
Se um dia eu conseguir publicar meu livro, certamente irei prestar-lhe uma homenagem em uma das páginas, além de convidá-la para o lançamento rsrs.

Isis Dumont

P.S.: E foi isso que aconteceu.
Em julho de 2018 publiquei meu primeiro trabalho. E na Dedicatória não poderia faltar "Dorotéa."
 
Aparecida Ramos
Enviado por Aparecida Ramos em 27/05/2012
Alterado em 04/06/2019
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários