Aparecida Ramos -  Prosa e Verso

Apenas palavras que a alma e o coração não calam.

Textos

 
Imagem relacionada

Quando tu aprenderes a dar sem esperar
nada em troca, receberás sem
ser necessário retribuíres.

Augusto Branco
*****


Sobre dar e receber; e algo mais
 
Há pessoas que recebem ajuda e sabem ser gratas, e há outras que, sequer dizem: Obrigado/a. Existe também quem necessita ser ajudado, porém não se permite. Há situações, realidades bem difíceis. Trata-se de pessoas sofredoras, necessitadas seja materialmente ou espiritualmente, no entanto, algumas não conseguem ser ajudadas. Isso faz com que quem deseja lhes ajudar a viver melhor ou a sobreviver com mais dignidade sinta dificuldades inclusive de se aproximar. Pessoas assim não tem consciência de que o desejo de ser ajudadas precisa partir, em primeiro lugar, delas mesmas. Ninguém consegue adentrar em uma casa cujas portas e janelas estão trancadas.
Todavia, independente de reconhecimento, façamos a nossa parte! Bom mesmo é ajudar sem esperar nada em troca. E se alguém faz o contrário essa doação não deve ter mérito nenhum, imagino... Aqui me reporto ao meu avô materno que inúmeras vezes, no período de minha infância, nos aconselhando dizia: "Fazer o bem sem olhar a quem."
Há outro tipo de pessoa, "apegada", se assim posso falar. Essas não conseguem se desprender daquilo que doaram, por isso (talvez) amam "passar na cara" as coisas que deram ou fizeram. Acho isso muito triste! Entendo que o que foi feito ou doado, a partir desse momento não nos pertence mais! Deve ser "apagado" de nossa memória. Se doou está doado.
Fazer alguém se sentir humilhado não é mérito nenhum para quem "ajudou." Pouco ou nada importa o que o outro faça com a ajuda que recebeu. E se novamente necessitar merece ser ajudada outras vezes.

“A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca.”
Antoine de Saint-Exupéry

 

"Existem pessoas assim, pessoas que acreditam que sua opinião é a única certa, que nos dão sua indiscutível opinião sem que tenhamos pedido, pessoas que proclamam sua sinceridade porque afirmam que ajudam os outros dizendo-lhes aquilo que supostamente precisam ouvir.
São perfis de pessoas com ego elevado que nos vendem suas opiniões como se fossem verdades absolutas, sempre fazendo uso da crítica mais mordaz ou do lado mais negativo."


Por experiência própria gostaria de lembrar que precisamos ter bastante cuidado quando falamos de nós mesmos para alguém... Sabemos que nem todas as pessoas merecem nossa confiança, principalmente no mundo em que vivemos... Existem pessoas que adoram saber, se for possível, de todos os detalhes de nossa vida e inclusive sobre nossos entes queridos, para depois saírem deturpando ou multiplicando a seu modo aquilo que ouviram. Há quem, por saber muito sobre a outra pessoa, se ache no direito de interferir na vida da mesma, pensando que pode "ditar as regras" sem jamais ser questionada, nem contrariada.
São pessoas arrogantes, imaturas, soberbas, pensam que sabem de tudo, até consertar a vida dos outros, quando não conseguem cuidar da própria vida, nem da família como deveriam. Pensam que são sábias, por isso tentam "dar um jeito" em tudo, subestimando a capacidade de pensar e de agir dos outros. Gente desse tipo não admite o contraditório. Não gostam de ouvir, nem páram para refletir sobre a opinião alheia. Não entendem que ninguém sabe de tudo, nem que aprendemos uns com os outros, e que isso contribui bastante para o nosso crescimento. E para que haja esse aprendizado mútuo é essencial também saber ouvir.

O fato de eu ou você saber algo sobre alguém não nos dar o direito, em hipótese alguma, de tentar interferir na vida da pessoa, nem tão pouco "dar as diretrizes", traçar os caminhos por onde a mesma deve seguir.
Saber ouvi-las sem julgamentos é fundamental. Ajudar, se for possível, com alguma palavra sensata, dependendo da pessoa e das circunstâncias, talvez seja o máximo que devemos fazer.
Pensemos melhor nisso!
********************************
***********************

www.isisdumont.prosaeverso.net
Desculpem, não consegui retirar o sublinhado.
Imagens do Google.

Gratidão por sua leitura!
Um beijo de "Boa noite" pra você!


Resultado de imagem para rosas gifs de boa noite animadas
 
 
Aparecida Ramos(Ísis Dumont)
Enviado por Aparecida Ramos(Ísis Dumont) em 07/01/2019
Alterado em 10/01/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras