Ísis Dumont -  Prosa e Verso

Apenas palavras que a alma e o coração não calam.

Textos


 

Pequeno "grande" Mundo

 
Era tão pequeno o meu mundo... Lembro que havia um açude, cuidadosamente por ‘ele’ (meu avô) preservado. Haviam também uns lajedos... No finalzinho do Verão reunia-se a vizinhança em torno do mesmo, para varrer a poeira acumulada e arrancar as ervas daninhas... Quando caíam as primeiras chuvas, oh alegria!... As mulheres adultas e jovens lá se juntavam. As roupas brancas ficavam cada vez mais brancas.
Haviam alguns ribeirinhos, eram temporários. E uma lagoa majestosa, coberta de plantas típicas. Durante todo o inverno, víamos na mesma uma floresta. Eram plantas de várias espécies...
Lugar de recreação onde ficaram parte de nossas lembranças. 
Acompanhei muitas jornadas de formigas recortando as folhas das laranjeiras, das plantas medicinais e das roseiras de minha avó. Em mutirão, essas criaturinhas construíam caminhos, estradas limpas, de chão batido, somente delas.
Nós éramos crianças vivendo em um universo diferente... Um mundo de sonhos, fantasias e muitas brincadeiras que já não existem mais.
O alvorecer e o pôr do Sol eram as telas mais belas que podíamos apreciar.
Havia sempre um parente, um vizinho a tocar algum instrumento e a puxar uma canção, quebrando o silêncio imposto pela noite, quando as cigarras silenciavam suas "gargantas" afiadas e os passarinhos se recolhiam nas copas das árvores. 
Eu era a menina... contando as estrelas, admirando os Luares, festejando a chegada das chuvas ou fantasiando imagens a partir dos recortes de nuvens em dias ensolarados...
Aquele era meu pequeno mundo..., mas grande pela comunhão que representava com tudo e todos à minha volta.
Aparecida Ramos
27/11/2017, às 20:48.
Horário de Brasília.

 
Aparecida Ramos(Ísis Dumont)
Enviado por Aparecida Ramos(Ísis Dumont) em 27/11/2017
Alterado em 26/07/2018
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras