Ísis Dumont -  Prosa e Verso

 

Apenas palavras que a alma e o coração não calam.



Textos



"Espera-se que a educação no Brasil resolva,
sozinha, os problemas sociais do país. No entanto,
é preciso primeiro melhorar a formação dos
docentes, visto que o desenvolvimento
dos professores implica no desenvolvimento
dos alunos e da escola".

 
Dados da Educação no Brasil
 
Dados recentes da Unesco, revelam que o Brasil tem 13 milhões de analfabetos e não consegue redução há três anos.
Resultado de imagem para alunos mal alfabetizados
'A educação é uma responsabilidade compartilhada entre todos nós – governos, escolas, professores, pais e atores privados', diz a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.
"Relatório de Monitoramento Global da Educação 2017/8". O tema da pesquisa é "Responsabilização na educação: cumprir nossos compromissos".
A conclusão do relatório é que de faltam incentivos para a educação profissionalizante e para o aluno terminar o ensino médio. Em todo o mundo, são 100 milhões de analfabetos.
(G1.com)

Resultado de imagem para educação decadente



 


 









"Normose é um conceito de filosofia para se referir a normas, crenças e valores sociais que causam angústia e podem ser fatais, em outras palavras "comportamentos normais de uma sociedade que causam sofrimento e morte".

O processo de expansão da escolarização básica no Brasil só começou em meados do século XX
O processo de expansão da escolarização básica no Brasil só iniciou em meados do século XX

Um dos grandes problemas que afeta diretamente o processo ensino-aprendizagem dos educandos é o despreparo de professores, como também de outros profissionais  da educação. Alguns aparentam 'sofrer' de uma letargia quase profunda, vivem em estado de inércia, acomodados, sem se preocupar em mostrar para 'que vieram'. O fato de serem remunerados pelo herário público não faz diferença, não altera em nada as atitudes , nem o jeito de 'ser' enquanto profissionais, dessas pessoas.

Desde a Antiguidade o interesse em compreender como o ser humano aprende e, simultaneamente refletir sobre sua natureza já eram objetos de estudo.
A Psicologia como uma das disciplinas científicas desenvolvida no século XIX, teve grande contribuição no desenvolvimento de diferentes teorias a cerca do processo de construção do conhecimento e de outras teorias cognitivas que se preocupam em analisar o desenvolvimento dessa capacidade humana.
Diversos estudos baseados em experiências e observações foram bastante relevantes, tendo contribuído para a abertura de um campo de estudos que posteriormente iria se estruturar em torno de diferentes teorias de aprendizagem ou teorias cognitivas, com destaque para os aspectos relacionados aos processos de construção e desenvolvimento do conhecimento, o papel da educação e de outras atividades correlatas ao sujeito que aprende.


"A aprendizagem é um processo complexo, pois sua fonte encontra-se no meio natural-social, abrangendo os hábitos que formamos e a assimilação de valores culturais ao longo do processo de socialização. Nele ainda intervêm muitos fatores internos de natureza psicológica e biológica que interagem entre si e ambos com o meio externo".

Todos nós sabemos que dentro das escolas deve existir o combate permanente ao preconceito, a qualquer tipo de discriminação, incluindo, obviamente o bullying. Todavia torna-se "inacreditável" que ainda existam professores/dirigentes escolares que tratam crianças mais cheinhas, ou as menos rechonchudas (magrinhas) com termos perjorativos ou preconceituosos. Pode até ser inacreditável, mas saber que existem esse tipo de profissionais, que estão à frente de direções de escolas, ou de creches, que tratam crianças como se fossem adultos, inclusive, pasmem, tirando-lhes o direito ao lanche, pondo-as "de castigo", isso é abominável... Como se isso não fosse suficiente, saber que autoridades, descomprometidas com a educação, fazem 'vistas grossas' mediante algumas 'denúncias'ou reclamações nesse sentido, dá até calafrios...
Em muitos lugares desse país, a educação ainda é usada por gestores incompetentes, sem responsabilidade, para contratar pessoas mal preparadas, incapacitadas e, diga-se de passagem, desprovidas também de vocação, para assumirem cargos em escolas onde estuda a grande maioria dos filhos dos trabalhadores assalariados e/ou desempregados desse país. Para esses governantes, o mais importante, o que realmente 'conta' é cumprir compromissos políticos, retribuir com generosidade os votos recebidos nas campanhas políticas, oferecendo 'empregos', na maioria das vezes, sem levar em consideração alguns critérios que façam jus ao cargo oferecido.




O que vamos esperar do futuro, caso não hajam mudanças transformadoras, mudanças que 'revolucionem' a educação no Brasil?
www.isisdumont.prosaeverso.net
  • De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho.
    O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.
    Quando na assimilação, a mente não se modifica.
    Quando a pessoa não consegue assimilar determinada situação, podem ocorrer dois processos: a mente desiste ou se modifica.
    Se modificar, ocorre então a acomodação, levando a construção de novos esquemas de assimilação e resultando no processo de desenvolvimento cognitivo.
    Somente poderá ocorrer a aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação.
    O que fazer então par provocar o processo de acomodação? Para modificar os esquemas de assimilação é necessário propor atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas nos alunos.
    De acordo com Piaget, apenas a acomodação vai promover a descoberta e posteriormente a construção do conhecimento.
    O conhecimento real e concreto é construído através de experiências.
    Aprender é uma interpretação pessoal do mundo, ou seja, é uma atividade individualizada, um processo ativo no qual o significado é desenvolvido com base em experiências.
    O papel do professor é então aquele de criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento cognitivo do aluno, em atividades que possam desafiar os alunos.
    www.infoescola.com
Ísis Dumont
Enviado por Ísis Dumont em 24/10/2017
Alterado em 25/10/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras