Aparecida Ramos -  Prosa e Verso

Apenas palavras que a alma e o coração não calam.

Textos



Prefácio de "Sombras"
                                                                             

Inicialmente uma grande surpresa... recebi como se fosse um prêmio, o convite da ilustre Escritora Sueli Aquino, para escrever uma breve apresentação de seu magnífico labor poético/literário.
Abrigada sob o manto suave e perfumado de “Sombras”, tento penetrar e compreender um pouco do universo percorrido pela autora, com o talento e a elegância que lhe são peculiares.



“Sombras”- um Livro dividido em duas partes: prosa poética e poesia, ambas de caráter reflexivo e filosófico, chamam a atenção do leitor pela beleza, leveza e simplicidade da linguagem, o que facilita ainda mais a compreensão. O talento e a criatividade da autora fizeram com que a mesma produzisse essa obra maravilhosa, a partir de algo que, praticamente nem prestamos atenção – as sombras, porque, “vistas” sob nossa ótica (comum) são apenas vultos. No entanto, para Sueli, sombras estão em todos os espaços e significam muito mais. Sombras são não apenas invisíveis, mas podem ser visíveis, podem se materializar, pregar pela cidade com perfeição. Podem ser vistas falando sozinhas, ouvindo e sendo ouvidas. Vindas de fora, as sombras não assustam, mas quando as pessoas encaram a própria realidade palpável nas sombras que saem do espelho, constatam a fragilidade do ser, e sabem que seu mundo interior é impenetrável, somente a elas cabem as decisões. Ao tentar “virar a página”, modificar a vida, colorir com outras cores o mundo outrora cinzento, o indivíduo comprova que pode ter o controle da situação.
As chaves de seu destino, na hora certa, fazendo-as girar corretamente, encontrará a luz ainda que seja em meio as suas sombras. Sombra nenhuma resiste diante da verdadeira luz, logo elas se dissipam. “Sombras” é um Livro para ser degustado com calma, para que assim o leitor possa aproveitar melhor e com profundidade o significado de cada palavra, de cada linha ou verso. “Devagar, a cura se dá. Sorrisos substituem as lágrimas...”
Quando ocorre a superação, a cura interior, os sons dos risos passam a anunciar a cura. Quando o ser se desconhece interiormente... “Foge para seu porão, onde as sombras antes temidas se fazem abrigo”... Você, caro leitor, após a leitura desta belíssima obra, terá a constatação de que seus conhecimentos nunca mais serão os mesmos. Entenderá como e porque alguém assume a própria culpa, acata a sentença e ainda agradece a punição. “Sombras” apresenta “Quão poderoso pode se tornar um senhor de chaves... “A parte forte se impondo sobre a fraca”. Tanto no mundo de “Sombras” quanto no mundo real, vemos os mais fortes reinando, se impondo sobre os mais fracos. São os que tiram proveito, usufruem dos lucros através da decadência dos outros.

Uma leitura vertiginosa, reflexiva, sofrida, atraente, solicitante, questionadora, envolvente... linda, linda, linda! Um versejar ora denso, ora suave, verdadeiro, admirável, inspirado e inspirador. As sombras recuaram, a passagem está livre, não há o que temer. É só adentrar e desvendar os códigos de acesso dessas prosas e poemas magníficos, de nossa talentosa e surpreendente poeta/escritora.



Aparecida Ramos

 www.isisdumont.prosaeverso.net
..., 16 de janeiro de 2014

Resposta da escritora quando procurei saber da avaliação da pessoa que iria revisar.
 

Su Aquino
 
 


 
Eu leio e releio, e me emociono sempre. Adore!!!!
Parabéns pela sua sensibilidade única.
Como eu disse mandei para a Maria revisar.Ela respondeu o que vou colar pra você:


 Boa noite, Su.
 
Li o prefácio e gostei imensamente. A escritora expressou-se de forma elegante e
compreensível. Penetrou facilmente no universo de suas sombras, de seus sentimentos.
Como já lhe havia falado, trata-se de uma fascinante prosa poética e também de poemas
de cunho filosófico e reflexivo, que nem todos os leitores têm conhecimento para uma fácil
interpretação. Parabéns a você e à Aparecida.
 
Não precisou de revisão. Ficou perfeito. Você é genial!!
 Quando estiver tudo finalizado eu mandou o arquivo para você.
Obrigada!!Bjo

Amados e amadas, ainda estou "curtindo" minhas "férias" coletivas (de todas as minhas páginas) rsrs Só um pouquinho mais de paciência e qualquer dia estarei de volta, farei uma "surpresinha" a vocês! rsrs
Atendendo ao pedido de minha amiga, a querida Escritora/poetisa Su aquino, estou aqui apenas para ler os comentários, e liberar somente os "filhotinhos" de "Sombras"! 
Beijos com meu carinho de sempre!!!!
Amo muitoooooo vocês e Você!!!! rsrs
Ísis 

 
Aparecida Ramos(Ísis Dumont)
Enviado por Aparecida Ramos(Ísis Dumont) em 21/01/2014
Alterado em 08/09/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras