Ísis Dumont -  Prosa e Verso

Apenas palavras que a alma e o coração não calam.

Textos

dialogo.jpg


Capacidade Para Dialogar
 

Saber "ouvir" o outro, saber dialogar não é fácil. No mundo atual estamos quase sempre muito ocupados e cruzamos diariamente com pessoas igual a nós, também pre "ocupadas". O tempo todo corremos atrás de nossos objetivos e na maioria das vezes deixamos passar desapercebidas as pessoas com as quais convivemos. O nosso olhar parece está constantemente voltado para nós mesmos. Como somos egoístas! Não damos a devida atenção, não paramos nem sentamos para conversar olhando nos olhos e assim poder ajudar a solucionar inúmeros conflitos ou problemas.

Apesar de ser algo antiquíssimo, tem a idade do homem, tão simples e necessário, parece coisa do passado. E o pior: quando paramos um pouco, quando conseguimos nos desligar de nossas atividades cotidianas, usamos nosso tempo para ver tv, teclar no computador, fofocar com as amigas (para as que gostam disso) ou... sendo homens, sair com os amigos, bater uma pelada,jogar conversa fora na calçada, em um bar ou na praça, (fofocar também, com raríssimas exceções)rs.

Estamos perdendo nossa capacidade e vontade para dialogar... Não nos damos conta de quanto esse comportamento "inadequado" pode atrapalhar e dificultar os relacionamentos, principalmente na família. Isso, sem esquecer àqueles incapazes totalmente de manter uma simples conversa com um filho, porque se acham no direito de ser grosso, arrogante e autoritário na hora em que o filho "erra". Sendo pais é importante lembrar que também erramos e muito, e na hora de uma "chamada de atenção", que isso seja feito com autoridade, com amor e com o olhar de quem deve ajudar, porém nunca com falta de respeito e estupidez!


A capacidade para dialogar é uma arte, entretanto, muitos ainda não sabem e os que sabem estão "desaprendendo", infelizmente!

A falta de bons diálogos desgasta qualquer relacionamento.

Filhos que não aprenderam a dialogar com seus pais, "dificilmente" terão facilidade para tal na vida adulta.
Um bom diálogo pode vencer uma dificuldade por maior que possa parecer.

Deixamos para trás essa experiência vivida pelos mais velhos, entre eles nossos antepassados. Ignoramos totalmente o exemplo de serenidade, humildade e atenção que  nos deixaram essas pessoas. E aqui eu recordo meu avô materno com quem convivi parte significativa de minha vida.

Não devemos deixar que nossa arrogância machuque a sensibilidade do outro/a na hora de conversar, nem tampouco faça "sangrar" ainda mais as lesões de quem começa a respirar, talvez pensando ter acabado de ser resgatado.

Isis...
Essa minha mania de escrever diretamente aqui na Escrivaninha e publicar logo em seguida, faz com  que meus textos saiam "do forno" contendo erros e passem por alterações, às vezes.rs

Bom dia pra você! Bom dia com ternura, com meu maior sorriso, com o amor e a alegria que esse final de semana pode nos proporcionar! Ter você aqui é motivo de muita satisfação e alegria!
Deixo terno beijo e abraço apertado no seu coração!
images?q=tbn:ANd9GcRLEUfWUL7Qu8uXgybGUyonCaHtCJB2FjTzOdZoyOD4kBhmZ7weew

 
Aparecida Ramos(Ísis Dumont)
Enviado por Aparecida Ramos(Ísis Dumont) em 06/07/2013
Alterado em 06/07/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras