Aparecida Ramos -  Prosa e Verso

Apenas palavras que a alma e o coração não calam.

Textos



Ártico (AO 1945Árctico; do grego αρκτος, arktos – urso), ou Região Ártica (AO 1945: Região Árctica), é geralmente definido como aquele onde a temperatura média do mês mais quente é inferior a 10  na região setentrional do planeta Terra. Na região árctica se encontra o Oceano Árctico e o Pólo Norte e essa região se encontra praticamente toda inscrita no Círculo Polar Árctico.

Durante o inverno a área toda é coberta pelo gelo e a temperatura atinge geralmente -60 ℃. Durante o verão a tundra é a vegetação principal, mas nas áreas mais aquecidas pode se encontrar salgueiros e bétulas. A vida animal é pobre no tocante ao número de espécies, existindo, por exemplo, ursos-polaresfocas árcticas e bois-almiscarados.

Os países da zona têm disputado os recursos da região.

Fonte: Wikipédia



Ártico-Vital Para o Clima no Mundo


O gelo do Ártico (do qual todos nós dependemos) está derretendo, rápido. Nos últimos 30 anos, perdemos três quartos das calotas de gelo flutuantes do topo do mundo.



O equilíbrio climático em nosso planeta depende muito desse Ecossistema. É bem verdade que essa região é a menina dos olhos de empresas petrolíferas e governos de países fronteiriços. Lugar onde habitam centenas de espécies de aves marinhas, quase 20 espécies diferentes de baleias, ursos polares, raposas do Ártico, focas, morsas, 90% da população mundial de narvais e uma infinidade de inúmeros outros animais. Durante mais de 800 mil anos, o gelo é um elemento permanente do oceano. O derretimento tem como causa o uso de combustíveis fósseis. Não está distante o tempo em que o Ártico pode perder todo o gelo, pela primeira vez, desde que o ser humano habita a terra. Isso seria devastador não somente para as populações de ursos polares, morsas e outras espécies que habitam ali, mas para os seres humanos do planeta!





 O gelo no topo do mundo reflete muito do calor do Sol de volta para o espaço e, assim, mantém todo o nosso planeta resfriado, estabilizando os sistemas climáticos, dos quais dependemos para cultivar alimentos. Proteger o Ártico significa proteger a todos nós.


Transformar o Ártico em santuário internacional, protegido pela ONU, é uma proposta do Greepeace. Isso já foi feito com a Antártida, em 1991.

No ano em que o GREENPEACE comemora 20 anos de Brasil, essa organização, que recebe o apoio cada vez maior de brasileiros, está mais do que nunca preocupada em continuar persistindo na luta para garantir um futuro verde e limpo para o nosso país.


A exploração ilegal de madeira, o desmatamento mpara plantar soja ou dar lugar a pastagens e a mineração, além de grandes obras de infraestrutura, estão ameaçando seriamente a Amazônia, que abriga a maior floresta tropical do planeta!

Lutar pela criação da lei do Desmatamento Zero, é um grande objetivo dos ativistas do Greenpeace. Trata-se de uma iniciativa popular, que precisa de 1,4 milhão de assinaturas para ser levada ao Congresso Nacional. Zerando o desmatamento, o Brasil estará fazendo a sua parte para diminuir o ritmo das mudanças climáticas, preservar a diversidade biológica e usar a natureza de modo sustentável para benefício das populações locais e de toda humanidade.

"Lei do Desmatamento Zero", é um exemplo de luta que já envolveu milhões de pessoas no mundo.

 

Ísis Dumont, GREENPEACE e Wikipédia
Enviado por Ísis Dumont em 22/04/2013
Alterado em 22/04/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras