Aparecida Ramos -  Prosa e Verso

Apenas palavras que a alma e o coração não calam.

Textos


Vergonha e Humilhação na PB




Hoje, estive na cidade de Remígio-PB, Brasil. Lá, presenciei esse descaso, uma vergonha, verdadeira humilhação para com as pessoas humildes, necessitadas e beneficiárias do Programa Bolsa Família, do Governo federal. Constituída por mulheres, a fila era extensa em pleno sol de verão intenso no Agreste paraibano. Eram 14:ooh e  elas permaneciam ali, de pé na calçada do lado do sol enquanto aguardavam a sede da agência dos Correios abrir as portas para pagar o equivalente a R$ 32,00 (trinta e dois reais) que o Governo do Estado "batizou" de "13º do Programa citado". Se essa quantia irrisória merece ser chamada de 13º, para ser mais justa deveria pelo menos atingir o equivalente ao valor que cada pessoa recebe do Governo federal e não um valor ínfimo e ainda tendo que passar por esse tipo de humilhação para receber. 

Me aproximei da fila para ver de perto do que se tratava, embora eu já imaginasse, pois havia tomado conhecimento através dos meios de comunicação que esse "pagamento" seria realizado. O próprio Governador Ricardo Coutinho anunciou em um programa de rádio.

Percebi um clima de agitação, revolta e apreensão, e não poderia ser diferente. Algumas mulheres com as quais conversei, reclamavam que já havia três dias que estavam aguardando o pagamento mencionado.
Para mim, isso é motivo de vergonha! Expor as mães de famílias a esse "constrangimento" é no mínimo não dar o valor que elas tem como pessoas, como mães e cidadãs. O simples fato de pertencer a classe mais humilde também deve significar que elas merecem muito mais! E, principalmente muito mais respeito!!!

O mais revoltante também é saber que uma ação como essa é utilizada e explorada muitas e muitas vezes na propaganda política do governo estadual. Eles acabam tirando proveito, inclusive da "fome" do povo, o que é uma lástima!
 



Isis Dumont
Imagem ilustrativa do Google.
 
Ísis Dumont
Enviado por Ísis Dumont em 11/01/2013
Alterado em 12/01/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras