Aparecida Ramos - Prosa e Verso
Palavras que a alma e o coração não calam.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
PARAÍBA - BRAZIL, MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO SOFRE COM OS EFEITOS DA "SECA" PROLONGADA

 


"Bom dia, Caríssimos (as)! As imagens que postei não estão relacionadas a nenhum "sensacionalismo", não! Nem sou favorável a "isso"! Mas... trata-se da dura realidade enfrentada pela maioria da população do meu Estado, e o que é pior: essa problemática se repete há séculos! As duas primeiras imagens (abaixo) refletem também a situação vivida por 60% dos moradores de Sertãozinho (minha cidade), que ainda não dispõem de água encanada em suas residências, apesar de todos possuírem as instalações hidráulicas. Durante décadas, os governantes tem-se preocupado em elevar os números do eleitorado, tem-se preocupado muito em "ganhar eleições", e deixam a desejar em ações eficazes e super importantes em benefício da população. Isso acontece em todos os níveis, não somente no âmbito municipal, mas estadual e federal. São os mais pobres quem sofrem mais. Quem tem melhores condições financeiras ainda pode adquirir, mesmo com sacrifício, água através de carros pipa para abastecer seus reservatórios, embora, a mesma coisa não se possa dizer para quem tem rebanhos. Os que não tem essas mesmas condições, esperam pela "ajuda" dos governantes.
Mas... Fácil é colocar a culpa na natureza!!!"
 

Aparecida Ramos
Post hoje no meu
Blog rosachoqueeoutrascores.blogspot.com

Agradeço, de forma reservada o carinho de vocês nas visitas e comentários. Recebo-os como presentes valiosos que dinheiro não compra.
Deixo-lhes meu carinho, abraços e beijos com poesia, luzes e muita paz!!!!!!!

Retribuirei, ainda que gradativamente a todos e todas.



agua.jpg

















seca-na-Paraiba.jpg


images?q=tbn:ANd9GcSheLdbuylBQMmCdc2UkweEMqK38x0YG_KRCNtCTlnCVj9G45x6














images?q=tbn:ANd9GcQW8unkkNYfJg80cCqL9em1JrW2iR8bJ-4qPSQoBj13mfKBiKML



Mais da metade dos municípios da Paraíba sofrem com a seca prolongada e está em situação de emergência decretada pelo governo do Estado. De acordo com a Defesa Civil, a estiagem atinge 195 dos 223 municípios paraibanos.Nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão são as mais afetadas pela estiagem. De fevereiro a maio, época da chuva, houve uma redução acentuada no índice pluviométrico.
Cinco reservatórios de água do Estado já estão em estado crítico, com menos de 5% do volume total, e 22 estão em observação. A Agência Executiva da Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informou que os açudes em situação crítica são Bastiana e São Francisco 2, no município de Teixeira; Ouro Velho, no município de Ouro Velho; Serrote, em Monteiro; e São José 4, em São José do Sabugi. O Estado tem, no total, 121 reservatórios.
Além da população, os animais também foram afetados pela estiagem. De acordo com a Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba, a falta de água agravou a situação do gado, que já sofria com a falta de alimento por causa de uma praga nas plantações de palma. A falta de água e alimento está causando perdas no rebanho bovino.
 

Efeito dominó: pior seca dos últimos 40 anos afeta criações na PB e reflete no programa do leite


O secretário do Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca da Paraíba Marenilson Batista comentou  que apesar de o Estado estar passando pela pior seca dos últimos 40 ou 50 anos, o governador tem buscado minimizar essas ações.

“Quando se fala em zona rural podemos destacar a entressafra que é um programa do governo estadual. Estamos pagando mais de 86 mil famílias e para a próxima safra solicitamos 100 mil cotas”, explica.
Batista comentou que uma das grandes preocupações do governo é com a alimentação animal, mesmo que 90% dos plantios tenham sido dizimados, segundo ele, no semi-árido o forte são as criações e o estado tem subsidiado a alimentação.
“O governo disponibiliza R$ 7 milhões através da EMPASA para vender farelo de soja, algodão e outros gêneros com 50% do preço de mercado”, conta. Com isso, o secretário explica que vão ser minimizados os problemas da seca.
A seca causa um efeito dominó, com a má alimentação do gado interfere diretamente na produção do leite que afeta a distribuição nos programas sociais. Outro efeito da seca foi a suspensão da vacinação do gado contra a febre aftosa, já que as criações ficam debilitadas e sem condições de receber a vacina. Contudo, mesmo com a suspensão, o secretário garantiu que vai atualizar o cadastro e que é uma obrigação do produtor.
“Temos que conviver com o semi árido dentro do programa semente, precisamos estar dentro do dia-a-dia com um programa de alimentação animal”, diz.
 
Pesquisas na Internet

 
Aparecida Ramos e Pesquisas na Internet
Enviado por Aparecida Ramos em 03/11/2012
Alterado em 03/11/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários