Aparecida Ramos -  Prosa e Verso

Apenas palavras que a alma e o coração não calam.

Textos




Autonomia das mulheres não é considerada...




DSC00649.JPG
Todas as imagens utilizadas na ilustração de meus textos são do Google, com exceção de minha foto e minha cidade. 


O Programa Bolsa Família não contempla as mulheres em seu objetivo, na forma como esteve e vai continuar sendo desenvolvido. É um programa executado, em grande parte pelas mulheres, mas ainda não é um programa para as mulheres.

Segundo a especialista em psicologia social, Simone Ribeiro Gomes, as condicionalidades nas áreas de educação, saúde e assistência social, geram para as mulheres em situação de pobreza a extrema pobreza, responsabilidades ou sobrecargas de obrigações relacionadas à reprodução social, impactando o tempo e o trabalho das mulheres. isso significa que, o programa atua através de mecanismos que reforçam o papel da mulher na esfera reprodutiva.

Dessa forma, o programa Bolsa família, tendo em vista sua dimensão e importância, contribui para a manutenção de padrões de relações de gênero desiguais.
É necessário que o estado atue no sentido da corresponsabilidade dos homens em programas como o bolsa família e forte ampliação no investimentos que visem a autonomia econômica das mulheres e seu bem estar.

Por outro lado, o movimento de mulheres tem como prioridades estratégicas, o cumprimento do papel do Estado, no que se refere ao oferecimento de infraestrutura social, particularmente da infraestrutura para os cuidados (com crianças, idosos, pessoas com deficiências e outras necessidades especiais de cuidados).

Ainda no que se refere a articulação do Bolsa família com as ações na área de saúde, fica evidente que a abordagem é exclusivamente de saúde materno-infantil, sem nenhuma perspectiva da saúde reprodutiva e, muito menos, de atenção integral à saúde da mulher.


Obs. Trechos retirado do exemplar "Jornal Fêmea", (edição outubro, novembro, dezembro/2011)
Isis Dumont
Aparecida Ramos(Ísis Dumont)
Enviado por Aparecida Ramos(Ísis Dumont) em 18/12/2011
Alterado em 19/12/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras